domingo, 23 de dezembro de 2007

Homem-Aranha 72


A revisto aracnídea com certeza é a mais ligada à Guerra Civil, com exceção da própria revista "Guerra Civil". O Aranha foi o personagens mais explorado ao longo da saga, tendo sua revista mostrado todo o prólogo da lei de registro e bastidores dos Vingadores pré-guerra, enquanto as outras revistas continuavam com suas histórias normalmente, sem sequer menção aos acontecimentos que se desenrolavam (Capitão América, Homem de Ferro e Vingadores eram alheias).
Enfim, digo isso pelo fato de que a revista tem três arcos ligados a Guerra Civil!
Sim!
É mais Guerra do que a própria Guerra (Homem-Aranha- 75 páginas de GC por mês; Guerra Civil - 26 páginas)!
E a outra história é a sensacional Homem-Aranha e Quarteto Fantástico!Aliás, outro ponto MUITO POSITIVO da revista é o fato de que TODAS as histórias são do Aranha... TODAS! Isso me deixa orgulhoso, por que apesar de eu ser responsável pelas críticas aos gibis da Marvel em geral, tenho um carinho todo especial pelo escalador de paredes.. por isso mesmo resolvi fazer deste gibi minha primeira postagem aqui.
A revista ta boa... vamos aos arcos:
.
.
•Os Inimigos Mortais de Peter Parker; parte três de três.
Roteiro: Roberto Aguirre-Sacasa
Desenhos: Angel Medina
Arte-Final: Scott Hanna
.
A história tem um contexto interessante, mostrando a reação de antigos inimigos ao fato de revelação da identidade. Não gosto da arte da história... muito poluída. Esse cara gosta muito de enfeitar com tracinhos e rabiscos estilísticos, mas muitas vezes acho o desenho dele desproporcional. Porém, sou obrigado a admitir, que apesar de eu achar o cara meio zero a esquerda em questão de anatomia, ele manda muito em relação a pontos de vista diferenciados.. as vezes ele desenha como se estivéssemos olhando de um lugar completamente inusitado, algo que não vejo em nenhum outro artista. Pena que o Peter dele não tem nem um pouco cara de Peter.Historinha legal, para quem já conhece a mitologia do Aranha, se não nada vai entender do dialogo dele com a Liz Allen, e nem reconhecerá o Magma.Detalhe: O Camaleão é derrotado pela tia May com biscoitos envenenados.. da última vez ele tinha sido derrotado pela Mary Jane com um bastão de Beisebol (finalzinho de era dos formatinhos em Teia do Aranha 112). Esse cara é um bunda.No fim das contas a história é bem feijão com arroz.
.
Classificação: Dave McGaig (roteirista de Ronan em Aniquilação... não fede nem cheira)
.
.
•Eu Odeio um Mistério; conclusão.
Roteiro: Peter David
Desenhos: Todd Nauck
Arte-Final: Robert Campanella
.
Essa é a pior história, e o título dela descreve muito bem a reação do leitor, porém adicionando a frase "Três então...". Muito fraquinha... no inicio parecia legal, mostrando a reação dos pais, alunos e funcionários do colégio (incluindo o Flash =P) ao fato do professor de ciências ser o Homem-Aranha.. mas desde a primeira parte do arco foi só decadência. São TRÊS Mystérios na história.. uma confusão total.. dois decidem atacar o colégio simultaneamente, e um terceiro é o Mystério original, que parece ter virado uma espécie que "agente divino de deuses de um plano superior". Ao invés de deixar o velho Quentim "Tarantino" Back em paz, descansando após dar um tiro na cabeça (numa história do Demolidor que saiu em Marvel 2000... foi o arco que me fez apaixonar pelo Demo... é muito bom), não, resolveram fazer essa cagada... e ainda numa história com outros dois Mystérios cuzões que se pegaram de porrada... e o Aranha ficou olhando os dois brigando. O desenho é fraco.. muitas vezes o Aranha é desproporcional... nem se comenta. É o roteiro mais fraco, com o desenho mais fraco, da história mais fraca da revista.obs: uma das funcionárias do colégio mata um dos Mystérios... ela aparentemente possui uma garra idêntica a do Peter, o que me leva a crer que ele seja "A Outra" que fugiu do Aranha no final da saga.
Misturar três Mystérios numa história só, e ainda dentro de um colégio do qual não da pra se fugir? Ressucitar o melhor Mystérios depois de ele ter sua morte digna anos atrás? Aranha desarmando uma bomba e livrando Flash Thompson de uma forca em menos de 15 segundos? Flash Thompson pegando na última página a mulher que aparentemente é "A Outra" (o nome dela, por incrível coincidência que pareça é... Flesha! : )? Peter David, só te digo uma coisa!: CHUTA QUE É MACUMBA!
.
Classificação: Jeph Loeb (um merda)
.
.
•Homem-Aranha e Quarteto Fantástico; Parte 3 de 4.
Roteiro: Jeff "Jóia" Parker
Desenhos: Mike "Magnífico" Wieringo
Arte-Final: Wade "Valoroso" Von Grawbadger
.
PARA TUDO! Essa é a última história do Wieringo com o Aranha (e também com o Quarteto). Um minuto de silêncio (sim, ainda tem a última parte mês que vem, mas ele merce um esse mês, um no próximo e até um no outro).
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A história é sensacional! To muito empolgado com esse arco. As piadas são ótimas, a arte é excelente, e a idéia sensacional. Alienígenas invadiram a terra, e estão se fundindo aos humanos. Os Himojens são uma raça que vive disso: viajar de planeta em planeta anexando as novas culturas, ou melhor, sobrepujandoas, e impondo sua cultura (mais ou menos como os Estados Unidos fazem com o resto do mundo). Acontece que para isso eles usam uma espécie de arauto invencível que desceu o cacete no quarteto e aranha juntos, e também no genial Homem-Impossível (primeira parte do arco). Os heróis já foram todos transformados, e agora que já dominaram a América os Himojen avançam sobre o resto do mundo, forçando o Aranha e Quarteto a pedirem ajuda ao Doutor Destino. Reed Richards está no espaço, visitando planetas que passaram pro esse processo (que os Himojen dizem ser pacifico, porém forçado), e o Aranha diz que como Reed não está disponível, somente o Destino poderia ajudar... a reação de Ben e Tocha é hilária, hehehe. Infelizmente não posso parar aqui e ficar contando e descrevendo todas as piadas, pois eles são compostas também de narração visual, mas garanto que é sensacional.. um arco que merece ser lido desde o início. O artista já é entrosado com os personagens e etc... Em questão de humor, só perde para outra mini, Homem-Aranha e Tocha Humana (Marvel Apresente 21).
No fim ele usam uma arma do Alto Evolucionário, aprimorada por Destino que impedem que os Himojen assimilem o restante do planeta (sem salvar o pessoal que já foi). Aranha vomita um treco roxo, mas não da pra saber o porque dele ter chamado o Raul.
Este número foi melhor do que a história diretamente ligada a Guerra Civil.Uma das melhores histórias do Aranha da atualidade.
.
Classificação: Stan Lee (Deus)
.
.
•A Guerra em Casa; parte 6 de 7.
Roteiro: J. Michael Strackzynski
Desenhos: Ron Garney
Arte-Final: Bill Reinhold
.
Antes de começar, vou falar uma coisa que importante, aproveitando que este é o último mês do ano: Este foi o melhor desenhista do Aranha este ano. Esse Ron Garney é FODA! O roteirista, amado por poucos e odiado por muito por causa de histórias polêmicas como aquela em que é revelado que o Norman COMEU a Gwen e ela teve filhotinhos com o Duende. A origem mística dos poderes aracnídeos.. entre outros roteiros muito doidos.. o cara já é o MELHOR roteirista do Aranha a vários anos, e esse ano de 2007 (2006 lá fora) não foi exceção.
Esta história, "A Guerra em Casa" é a história mais ligada a Guerra Cívil. Peter está escondido num motelzinho de beira de estrada com Tia May e MJ, quando uma putona reconhece ele mesmo de óculos escuro e boné. Olha o rosto dele no jonral, e passa a informação para... tchan tchan tchan tchan.. O Rei do Crime! Um detalhe sensacional na história é quando o Tocha marc encontro com o Aranha, fazendo sinais de fogo no céu.. uma marca significativa do relacionamento dos dois. O Peter sai de noite e vai encontrar o Tocha, mas advinha quem ele encontra? Isso, acertou quem disse Steve Rogers! Os dois trocam maior idéia (mesmo o Falcão falando pro Capitão não ir que era cilada). Capitão fala por 4 páginas sem parar, sobre patriotismo e cita um texto chato de Mark Twain (patriota americano do século retrasado). Isso quebra o ritmo da história que até a parte 5 foi de muita ação. Os desenhos estão ótimos, e talvez o texto nem seja tão chato, mas com certeza, quando estamos lendo Guerra Civil, não queremos ler 4 páginas inteiras de patriotismo americano puro! Enfim, bem feito pro Peter! Ele ficou lá com o CapEtão ouvindo sermão sobre patriotismo, leis e justiça, e um assassino misterioso contratado pelo rei foi visitar o barraco... a ordem do rei é clara... se o alvo não estiver, entreguem a encomenda para qualquer um que estiver no endereço. Enfim.. mesmo depois do sermão, Peter não volta, decide ir com o Capitão e os outros revoltados para os esconderijos para fechar o bonde contra o Tony. Então terminamos a história com a MJ e Tia May sob a mira de um rifle de alta precisão de um careca loiro (nas sobrancelhas po! =P) contratado pelo El Gordon! A história foi legal... mas ficou abaixo das últimas histórias do arco. Mesmo assim é a segunda melhor história da revista. Mostra a Guerra de perto, como nenhuma outra história, e só isso já é uma delícia.
.
Classificação: Mark Millar (Roteirista de Guerra Civil / o cara)
.
.
Vale a pena comprar a revista, pelas duas últimas histórias, e se estiver acompanhando desde o inicio a primeira também vale seu dinheiro... mas a história dos Mystérios não vale.Se a revista viesse sem ela não faria diferença praticamente.
.
Espero que tenham gostado de minha crítica.
Em breve voltarei com mais.
.
EXCELSIOR!

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo Review velho.

Porra na primeira edição da revista dos mistérios eu curti...dai a segunda não aconteceu nada...e na ultima virou uma merda.

Que saco, vingadores divinos não deu certo com o Justiceiro, não vai dar certo agora.

Alphankh23 disse...

Ótimo review, estou tentando recomeçar a leitura da CW só pra me ligar no Aranha, mas ainda acho que a Marvel só fica decente quando acabar a dos Skrulls.